Entendemos muito que a jornada de quem tem câncer de mama avançado não é nada fácil. Por isso, a nossa mais nova meta é estar ao seu lado para que você realize as suas. Concluir o projeto dos seus sonhos, fazer uma viagem especial, reformar a sua casa, passar mais tempo com quem você ama, dedicar mais tempo para você, se sentir bem e disposta, entre muitas outras.

Embora assustador, receber um diagnóstico de câncer de mama metastático não significa abandonar as suas metas. Pelo contrário. Hoje, a forma como lidamos com a condição permite novas possibilidades e ganhos em qualidade de vida e tempo1 para aproveitar o que te faz feliz.

NOSSA META É INFORMAR, EMPODERAR, APOIAR.

O Outubro Rosa você certamente já conhece muito bem, um mês consolidado no calendário anual sobre a prevenção e diagnóstico de câncer de mama2. No entanto, apesar dos valiosos esforços para tratar do assunto, pouco se fala em relação a quem está passando por um estágio avançado da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca)3, cerca de 60 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama todos os anos. Dessas, 30% terão cancer de mama matastático.

Nossa mais nova meta é empoderar e apoiar as pacientes nessa difícil jornada para que consigam realizar suas próprias metas.

O que é o câncer de mama metastático?

Existem diversos tipos de câncer de mama. O câncer de mama metastático pode ser a evolução de um câncer de mama não detectado ou tratado.4 Esse tipo de câncer acontece quando o tumor se espalha para outros órgãos do corpo como o pulmão, ossos, fígado e cérebro. É muito comum se assustar com o diagnóstico, mas é importante lembrar que cada caso é diferente do outro e entender que você não está sozinha. Procure estar perto dos amigos, familiares e, principalmente, do seu médico. Só ele sabe quais avanços estão disponíveis na oncologia para o seu caso específico.4

Assista à nossa entrevista com a oncologista Dra. Patricia Santi

A especialista dividiu conosco suas percepções sobre o diagnóstico de câncer de mama metastático e a qualidade de vida de quem convive com a doença.

Como viver melhor após o diagnóstico?

Nossa mensagem reforça que não é porque você tem metástase que vai deixar de ir atrás dos seus sonhos, suas metas. Procure tirar o câncer do foco principal e manter uma vida ativa, fazendo exercícios, se alimentando bem e ocupando seu tempo com trabalho, atividades prazerosas ou participando de grupos de apoio. E, claro, siga sempre o tratamento que seu médico indicar.

Onde procurar apoio

Quer saber mais sobre a Oncologia Daiichi Sankyo?

A missão da Daiichi Sankyo Cancer Enterprise é impulsionar nossa ciência inovadora e de ponta para ir além do pensamento tradicional e criar tratamentos que adicionem valor significativo para os pacientes com câncer. Nos dedicamos a transformar ciência em valor para os pacientes e esse senso de obrigação inspira tudo o que fazemos.

Clique aqui para saber mais

Referências: 1. Kida, K et al. Optimal Supportive Care for Patients With Metastatic Breast Cancer According to Their Disease Progression Phase. JCO Oncology Practice 2021 17:4, 177-183. 2. Instituto Nacional do Câncer (INCA). Outubro rosa. Disponível em: https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa. Acesso em: 31/08/21. 3. Instituto Nacional do Câncer (INCA). Disponível em: https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/conceito-e-magnitude. Acesso em: 31/08/21. 4. Breast Cancer.org. Metastatic Breast Cancer. Disponível em: https://www.breastcancer.org/symptoms/types/recur_metast. Acesso em: 31/08/21.